Eles não querem tirar foto. E agora?!Olívia e Gabriel são gêmeos nascidos nas proximidades do carnaval.É a segunda vez que os fotografo e, juro, acreditei que o horror da câmera tinha passado!
A primeira vez que fui fotografá-los foi no aniversário de 2 aninhos, no ano de 2018. Levei umas balinhas Fini para fazer o primeiro contato, pois a mamãe Carolina já havia me informado que eles não gostavam muito de fotografia… não fizeram muita diferença as balinhas, mas o que vale é a intenção!Nessa primeira vez, minha grande amiga Helena Barreto me acompanhou, pois ela estava tendo suas primeiras experiências com a fotografia infantil e eu a convidei para embarcar comigo nessa aventura. Nossa, foi difícil! Olívia toda vez que via câmera tinha aquele olhar profundo e sério… Gente ela só tinha 2 anos e eu via uma personalidade forte naquela pequenina. Gabriel já era um pouco mais sorridente, mas também nada amigo da câmera. Ainda bem que estamos na era das fotos espontâneas!
Eu e Helena precisamos estar bem atentas pois a maioria dos momentos importantes aconteceriam ao longo da festa de uma forma espontânea e provavelmente rápida, não poderíamos perder. No fim deu tudo certo, Carol e Leandro gostaram do resultado, tanto que me convidaram esse ano para novamente fazer o registro dos 4 anos dos gêmeos.Nos encontramos um mês antes da festa em um outro aniversário e rolou altos retratos, altas risadas e nenhum temor das minhas parceiras de trabalho, duas câmeras “super discretas”.E logo chegou o grande dia, 29 de fevereiro de 2020, o dia deles. Minha parceira dessa vez foi Grace Faneli, que, por sinal, fez um excelente trabalho.A entrada triunfal foi Olívia chorando no colo da mamãe e Gabriel, o Batman, não muito animado com as questões fotográficas da festa.Teve gatinho intruso, teve adesivo, teve psicologia infantil, mas não teve foto dos dois na frente da mesa como Carol queria. Conseguimos com muita agilidade uma foto de Olívia na frente da mesa e só! As fotos protocolares foram por água abaixo! Minha alegria é que Carol e Leonardo entendem e respeitam a personalidade dos filhos, não houve uma imposição maior para que a foto esperada acontecesse. Se tentamos? Sim tentamos, bastante, sem impor ou obrigar os pequenos.Acredito que sempre podemos melhorar, mas me orgulho de mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos (eu e minha parceira) conseguimos registrar a alegria dessa família e, de uma forma leve e espontânea, contar a história do aniversário de 4 anos desses pequenos lindos e cheios de personalidade. E o meu principal objetivo é registrar a alegria, o amor e a infância como ela é!
Festinha de 2 anos:
Encontro casual em uma outra festa:
Festinha 4 anos: